Quando se fala em cenários orientais, muitos dos nomes que vem à mente primeiramente são títulos como a Lenda dos Cincos Anéis ou o Império de Jade. Mesmo sendo cenários tão ricos, não os vemos com tanta frequência como a fantasia medieval mais clássica, como a que estamos acostumados a ver em D&D. Mas temos títulos muito bons que abordam esse aspecto, e hoje trago um baseado em um clássico, Usagi Yojimbo, saído das páginas dos quadrinhos de Stan Sakai.
O chamado para aventura
Embora não seja um personagem desconhecido da grande maioria, Usagi é uma figura bem lembrada pelos fãs das Tartarugas Ninja. O samurai já fez participações em diversas animações, inclusive vindo como um novo personagem para o jogo Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge. Porém, antes disso, possui toda uma série de quadrinhos, escrita pelo quadrinista Stan Sakai.
E é no universo dos quadrinhos que se passa o RPG, assim como muitos títulos, o livro traz uma boa introdução sobre o que é o RPG, mostrando as diferenças entre os papéis de jogador e mestre. Com isso, começamos a ser apresentados às regras. O sistema pede apenas dois dados de seis lados, o que o torna uma boa porta de entrada para quem nunca jogou e não dispõe de dados de outros lados.
Logo em seguida somos apresentados às diversas raças presentes no jogo, todos os personagens no universo de Usagi são animais antropomórficos, possuindo características humanas, mas com a cabeça sempre do animal em questão. Há um total de 13 raças no livro, mas também há a regra de como criar a sua própria raça, caso deseje.
Logo após isso somos apresentados às suas classes, aqui chamada de cartilhas. Elas definem pontos como a classe social do personagem, seu movimento único e seu movimento de ataque, habilidades especiais que cada classe possui, permitindo que cada um à sua maneira possa ter habilidades boas para os momentos de combate como para as ações fora dele.
Por fim, para a criação dos personagens temos os traços, habilidades que trazem um ponto forte e um ponto fraco ao personagem, o que também ajuda a reforçar certas características. Para fechar, temos o capítulo de equipamento, que aqui se limita mais a questão das armas que o personagem pode ter, separado por suas cartilhas e as habilidades especiais que algumas classes podem ter ao conseguir uma rolagem 10 em um ataque.
Um novo horizonte
Após a toda a criação do personagem, somos apresentados ao universo onde se passa a história, e embora tenhamos elementos fantásticos como feiticeiros e monstros, o cenário se baseia num ponto real da história do Japão, o período do Xogunato Tokugawa, que trouxeram diversas mudanças, como boa parte dos samurais se tornando ronins, samurais sem mestres, a exemplo do próprio Usagi. Mas além disso, o livro traz uma linha do tempo, remontando desde o ano 794, trazendo o fim da era Heian até 1605, onde se passa a história. Todo o background que esse capítulo traz ajuda o Mestre a criar sua história no período que desejar, desde o mais antigo, até os desdobramentos que os eventos mais atuais podem trazer.
Após isso, temos toda uma explicação mais detalhada sobre a sociedade da época mais recente, sobre a questão de leis da região, as classes sociais, que vemos na parte das cartilhas. Aqui contamos com mais detalhes sobre como elas funcionam, desde os plebeus até os nobres. Conhecemos mais sobre a filosofia do bushido e as religiões mais presentes na época, como o Xintó, Budismo, o Confucionismo Japonês e o Cristianismo. Por fim há um capítulo descrevendo o Japão na época com suas principais regiões e cidades, que ajudará tanto os mestres, quanto os jogadores a criar a origem dos personagens ou das histórias.
Velhos Conhecidos
O capítulo seguinte é um que vai agradar os fãs dos quadrinhos do Usagi, trazendo um guia com os principais NPCs que já apareceram em suas histórias. Eles não possuem fichas, mas contam com suas descrições, que podem muito bem dar ganchos para aventuras, passando por famosos aliados de Usagi, como a samurai Tomoe Ane e Zato Ino, até os grandes vilões do cenário como Andarilho Jei e o Senhor Hikiji. Após isso entramos no famoso capítulo do Mestre, com muitas dicas de como criar e questionar a aventura em conjunto das regras, juntamente com tabelas, para auxiliar o em todas as dificuldades de combate que o grupo pode acabar encontrando ao longo da aventura. E finalmente, ganchos de aventuras, para que possa dar o pontapé inicial com seu grupo.
Temos também um capítulo reservado aos perigos do mundo, trazendo desde criaturas normais até seres mais monstruosos, como fantasmas e insetos gigantes. Para ajudar o mestre de primeira viagem, além dos ganchos, o livro traz uma aventura completa.
Fechando o livro temos uma regra variante, as Melhorias, que permite você ampliar as habilidades dos personagens conforme ele fica mais forte, desde melhorias gerais, até aquelas focadas em aspectos específicos como Budismo para monges, ou Ninjutsu para ninjas.
Usagi Yojimbo RPG traz um sistema leve e rápido, que permite que seus jogadores montem seus personagens rapidamente, com um universo bem vasto para se explorar., Para os fãs de Usagi, é uma chance de explorar esse universo tão rico vindo diretamente dos quadrinhos, além de uma ótima porta de entrada a quem não conhece o personagem. Usagi Yojimbo pode ser encontrado no site da Retropunk.